Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Segunda onda: Coronavírus ficou mais perigoso com mutação e causa temor na Europa

Segundo o estudo, mutação provavelmente se originou em trabalhadores agrícolas no nordeste da Espanha

Uma mutação no novo coronavírus, que foi rastreada a partir da Espanha, provocou um novo aumento de casos de Covid-19 na Europa, apontou um estudo da universidade suíça ETH Zürich.

De acordo com o portal UOL, centenas de mutações do vírus já foram identificadas naquele continente. Segundo o estudo, porém, poucas foram tão difundidas como essa nova mutação, chamada de ‘20A.EU1’. Ela teria sido responsável por gerar a 2ª onda no continente.

Além disso, a mutação provavelmente se originou em trabalhadores agrícolas no nordeste da Espanha, onde foi registrada pela primeira vez em junho. Depois aconteceram eventos “superespalhadores” durante o verão europeu. E isso ficou agravado quando as viagens pela Europa foram liberadas. Em julho, seis países já teriam registrado a presença da mutação “20A.EU1”.

O estudo ainda aponta que 4 em cada 5 casos novos no Reino Unido aconteceram por causa dessa mutação, a qual, segundo a pesquisa, está presente em 12 países da Europa, assim como em Hong Kong e na Nova Zelândia. Os cientistas relacionaram esse índice a transmissões individuais ocorridas em julho e agosto.

“O aumento da prevalência de 20A.EU1 em toda a Europa implica que as diretrizes e restrições para viagens de verão geralmente não foram suficientes para prevenir a transmissão”, disseram os cientistas.

Os cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original, pois, segundo eles, “a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços”. 

Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia