Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

PF faz operação em SP e na Bahia contra fraudadores do auxílio emergencial


A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (9) uma operação contra suspeitos de fraudar o auxílio emergencial.

São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária nos estados de São Paulo, da Bahia e do Tocantins.

O objetivo da ação é identificar e desarticular a atuação de organizações criminosas que cometeram fraudes para obter ilicitamente valores do benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com a investigação, os suspeitos teriam desviado, somente em São Paulo, cerca de R$ 350 mil do auxílio.

Na capital paulista, a polícia cumpre um mandado de prisão, três de busca e apreensão e sequestro de bens. Outros dois alvos são na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e em Sorocaba, no interior do estado.

Segundo a Polícia Federal, a partir de cruzamento de informações em bases de dados, os investigadores chegaram em suspeitos de fraudar o recebimento do benefício de forma organizada e estruturada. Os criminosos conseguem os dados pessoais de terceiros para solicitar e receber o dinheiro.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A ação, denominada Primeira Parcela, em alusão ao pagamento das parcelas do auxílio emergencial, é a primeira feita por meio de uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Receita Federal, Controladoria-Geral da União, Caixa Econômica Federal e Tribunal de Contas da União para identificar fraude no auxílio.

UOL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia