Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Clonagem de WhatsApp faz novas vítimas em Ponto Novo; saiba como se prevenir

Redação: Web Interativa

redacao@interativapn.com

Um dos golpes mais aplicados por bandidos em todo o país durante a quarentena tem sido a clonagem de contas do WhatsApp, no município de Ponto Novo de acordo com relatos de internautas da Web, pelo menos dez pessoas já caíram no golpe nos últimos dias.

O artifício consiste na invasão da conta do WhatsApp da vítima, permitindo que o estelionatário possa ter acesso a conversas de amigos. Se passando pela vítima, pedindo dinheiro a várias pessoas.

Muitos golpistas têm acesso a anúncios e a números de telefones de anunciantes, por meio de sites de compra e venda. Esses estelionatários se passam por funcionários dos sites e solicitam à vítima que divulgou um produto um código para ativá-lo. Trata-se do código de verificação do WhatsApp. A vítima perde então o acesso ao seu aplicativo após digitar o código, pois os criminosos ativam a conta do WhatsApp de determinada pessoa em outro aparelho celular, bloqueando o acesso anterior.

Mas existe uma outra forma de realizar o golpe. Há casos em que funcionários das operadoras trabalham com organizações criminosas, desabilitando o chip das vítimas e habilitando o número em outro aparelho, que é usado pelo bandido, além também de cliques em links ou SMS maliciosos.

Como se proteger

Para não cair neste golpe, o mais importante é ativar a autenticação em duas etapas em seu dispositivo (onde um segundo código de segurança é necessário além da senha). Habilite a “confirmação em duas etapas” no WhatsApp, clique em “Configurações/Ajustes”, depois clique em “Conta” e, para finalizar, aperte “confirmação em duas etapas”.

Nunca compartilhe seu código de confirmação do WhatsApp com terceiros. Caso já tenha sido vítima desse golpe, envie e-mail para support@whatsapp.com, solicitando a desativação temporária de sua conta do WhatsApp.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia