Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Comércios poderão funcionar por delivery, drive-thru e take-out durante lockdown

 

Da redação: Web Interativa

Após o Decreto do Governo do Estado da Bahia que determina lockdown no município de Ponto Novo, uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, estiveram presentes comerciantes, vereadores, secretários municipais, o prefeito Dr. Thiago Gilleno e Adelson Maia, vice.


A reunião emergencial foi um dos pedidos do vereador e comerciante Arnóbio Carneiro aos vereadores e presidente da Câmara de Ponto Novo, Zé da Boate. De acordo com Arnóbio, o Decreto Municipal não confronta a ordem do governador da Bahia, Rui Costa, o edil disse que mesmo com uma adequação no funcionamento do comércio, a população deve observar dois pilares para o enfrentamento da doença: manter o isolamento social e evitar aglomerações. “O que estamos fazendo é tentando manter o equilíbrio de atividades, essa medida tem como objetivo a preservação da saúde pública e o não agravamento dos impactos econômicos que o efeito coronavírus, inevitavelmente, trará o município”.

“Decidimos fazer uma reunião com os comerciantes com os políticos da cidade de discutir uma melhor forma de como a gente iria cumprir o decreto do governador e chegamos em um consenso, na verdade a gente vai manter o que é essencial aberto e o que não é essencial vai trabalhar em um regime delivery, é uma forma que possa atender a população atender os comerciantes, mas também preocupado com a vida das pessoas, estamos numa situação muito confortável nas reuniões os outros prefeitos eles dizem que ficam até com inveja do nosso município de 15 mil habitantes, com apenas 7 óbitos em 1 ano e nenhum óbito no ano de 2021, nenhum paciente internado, temos três respiradores, 99% de taxa de vacinação, somos município que está muito confortável hoje, amanhã infelizmente não sabemos, estamos trabalhando incessantemente para manter essa tranquilidade para os munícipes, em cima disso que a gente abriu essa discussão, a gente vai respeitar o decreto do governador mas também a gente também tem que escutar a classe da população envolvida e o comércio, eu tenho certeza que daqui a oito dias quando marcar uma nova reunião a gente vai dizer que Ponto Novo continua tudo tranquilo e vamos manter essas medidas tanto para preservar a vida das pessoas, mas para também manter o comércio e o emprego da população também”, disse o prefeito.

“A gente sabe que não é fácil as decisões porque a Covid vem avançando na região. Nós Aqui estamos bem a gente sempre nas sessões fala sobre a situação do nosso município, o vereador Arnóbio Carneiro me convocou pedindo uma reunião imediatamente, e eu também concordei e convoquei o prefeito e os vereadores, o comércio, é isso aconteceu e vi que foi proveitosa essa reunião, por que no momento que a gente se encontra o município na economia não é fácil”, explanou o presidente da Câmara, Zé da Boate.

Após a reunião o prefeito, Thiago Gilleno, fez a publicação do decreto com as novas restrições estabelecidas pela Prefeitura de Ponto Novo, garantindo que serviços como delivery, drive-thru e take-out podem manter o funcionamento normalmente, desde que não funcione para receber público dentro das dependências. A exceção está dentro do texto publicado em edição extra desta sexta-feira (19/3) do Diário Oficial.

De acordo com o decreto, todos os estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar, mesmo naqueles locais que sofreriam restrições, como em lojas de conveniência, roupas com serviço “pague e leve” e na modalidade de entrega em domicílio (delivery), bem como a entrega em balcões do estabelecimento, sendo vedado a entrada de pessoas, exceto de funcionários do próprio estabelecimento.

Confira trechos do Decreto abaixo:

Fica proibida no Município de Ponto Novo, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 19 de março até as 05h de 22 de março de 2021 e 18h de 26 de março até as 05h de 29 de março.

Fica proibida, em todo o território do município de Ponto Novo, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 19 de março ao dia 01 de abril de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Ficam suspensos eventos e atividades, em todo o Município de Ponto Novo, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, durante o período de 19 de março a 01 de abril de 2021.

Parágrafo único - Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos:

I - respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras;

II - instalações físicas amplas, que permitam ventilação natural cruzada;

III -  limitação da ocupação ao máximo de 30% (trinta por cento) da capacidade do local.

Art. 6º - A Guarda Municipal de Ponto Novo, com o apoio da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil, adotará as medidas necessárias, tendo em vista o disposto neste Decreto e no Decreto Estadual nº 20.323 de 18 de março de 2021.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 

Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia