Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

NOVA LEI! Veja como solicitar Auxílio-doença do INSS sem perícia médica em 2021: passo a passo de como fazer pelo aplicativo meu INSS

Ótima notícia para milhões de brasileiros em todas as regiões do país: foi publicada a nova lei que autoriza auxílio-doença sem necessidade de perícia. Essa é uma informação importante principalmente para quem ainda está em uma das filas aguardando atendimento. 

Entenda como vai ficar esse tipo de oferta pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Confira e saiba como fazer o pedido de forma segura sem cair em golpes ou passar por maiores problemas neste processo. 

Auxílio por Incapacidade Temporária sem perícia 2021

A nova Lei nº 14.131/2021 garante o pagamento do auxílio por incapacidade temporária sem perícia em 2021. Para quem ainda não sabia, essa é a nova nomenclatura do que anteriormente era (e ainda é) chamado de auxílio-doença. 

Ou seja, muitas pessoas que não estavam dando entrada na sua solicitação por conta da pandemia do Covid-19 agora poderão fazer a solicitação. O pedido de afastamento pode ser feito sem precisar participar de perícias presenciais com os médicos do INSS. 

Essa é uma ótima notícia já que em 2020 esse serviço foi disponibilizado e ainda não havia sido confirmada a continuação neste ano. Sendo lei, o Instituto Nacional do Seguro Social já está se preparando para os pedidos de auxílio por incapacidade temporária 2021. 

Como funciona solicitação Auxílio-doença sem perícia médica 2021

Mas então como vai funcionar a solicitação do auxílio-doença pela nova lei? O primeiro ponto importante é que o texto traz algumas limitações em relação aos pagamentos que aconteceram em 2020. 

Segundo as regras anteriores à aprovação desta nova lei, todo pedido de afastamento que durasse mais de 15 dias exigia um agendamento por parte do beneficiário. Depois desse prazo era necessário ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social. 

Agora, porém, as novas regras do auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) garantem a solicitação pela internet. Nesse caso, também há uma avaliação pericial, mas através de documentos oficiais. 

Como solicitar Auxílio-doença INSS sem perícia médica 2021

O grande problema dessa novidade, porém, é que muitas pessoas possuem dificuldade com as ferramentas digitais. Nem todos conseguem fazer as solicitações, digitalizar documentos ou fazer outros processos um pouco menos simples. 

Por isso é interessante saber que como fazer a solicitação do auxílio-doença sem perícia médica pelo INSS em 2021:

O requerimento do auxílio por incapacidade temporária acontece no site oficial do (https://meu.inss.gov.br) ou no aplicativo MEU INSS; 

Faça o login com o seu CPF e senha – caso não tenha ainda, crie uma nova;

Procure o botão Benefícios;

Agora vá até a opção Auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária);

Vá no botão Novos Requerimentos; 

Agora anexe todos os documentos exigidos (de forma digital); 

Pronto! Agora é só gerar seu comprovante. A análise também é toda feita pelo Instituto Nacional de Seguro Social. 

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia