Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Rui vai acionar STF após Bahia deixar de receber 900 mil doses de vacinas

Foto: Mateus Pereira/GOVBA 
 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir que o estado receba a quantidade de doses proporcionais à sua população, conforme indicam as determinações do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo Rui, a Bahia recebeu 900 mil doses a menos.

“Pedi à Procuradoria Geral do Estado para que prepare uma ação para ingressar essa semana no STF, pedindo que haja decisão judicial no sentido de obrigar o Ministério da Saúde a cessar com essa discriminação contra os baianos e enviar as doses que estão faltando, para que a gente possa acelerar a vacinação”, disse em entrevista à Rádio Metrópole.

O governador também informou que enviou ao governo federal várias correspondências, sendo a última no dia 13 de agosto, cobrando a reparação. Segundo Rui Costa, outros estados do Nordeste também foram alvo da “perseguição”.

“O correto é o padrão do SUS. Vacina deve ser distribuída proporcionalmente à população dos municípios e de cada estado. Nós temos 15 milhões de baianos. Quando você faz esse cálculo, o próprio Ministério da Saúde reconhece que a Bahia recebeu 900 mil doses a menos do que deveria ter recebido, pelo tamanho de sua população”, explicou o governador.

Ele também voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro, que segundo Rui não ajuda desde o início da pandemia.

“Eu diria que foi o grande problema de toda a pandemia. Não é à toa que o Brasil está entre os dois ou três países do mundo com maior número de mortes. Estamos caminhando para chegar ao número absurdo de 600 mil mortes no país e isso se deve a esse comportamento insensível, desumano, na condução da pandemia”, afirmou Rui.

“A política deveria ser um lugar exclusivamente de quem gosta de cuidar de gente. Infelizmente, tudo o que esse governo federal não tem é sentimento de afeto, de gostar das pessoas. O que eles pregam é ódio, mentira, calúnia, violência. Tudo o que vai na contramão no sentido da humanidade”, completou.

 

Redação: Varela Net


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia