Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Cientistas descobrem fase da lua que atrapalha o sono. Saiba qual

 

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Além de influenciar as marés, as fases da lua também podem mudar o ritmo do seu sono. De acordo com uma pesquisa feita na Suíça pelo Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basel, em noites de lua cheia, se demora uma média de cinco minutos a mais para conseguir dormir.

 

A tendência também é de a noite de sono durar cerca de 20 minutos a menos do que o normal. Os pesquisadores verificaram que nos dias anteriores à mudança e durante a lua cheia, os participantes apresentaram níveis menores de melatonina, o hormônio do sono que ajuda o corpo a sincronizar seu funcionamento com o dia e a noite.

 

O sono dos voluntários foi analisado em um ambiente fechado, onde eles não eram informados sobre qual era a lua. Foram feitos eletroencefalogramas durante o sono REM, e os níveis de melatonina e cortisol foram acompanhados. Os cientistas não descobriram ainda como exatamente e por que a lua influencia a qualidade do sono.

 

Para diminuir um pouco o impacto da lua, os especialistas sugerem que se diminua as luzes da casa algumas horas antes de ir dormir. Também recomendam o uso de uma máscara ou de cortinas que cortem completamente a luz.

 

Outra dica importante é tentar relaxar antes de se deitar — o estresse de esperar a noite mal dormida pode dificultar o processo de pegar no sono e manter o indivíduo alerta por mais tempo.

 

Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 

Web Interativa - O portal de notícias da Bahia