Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Ponto Novo: Vereador Arnobio Carneiro solicita reposição de Barriguda no Povoado de Limeira



O vereador Arnobio Carneiro, encaminhou ofício à secretaria de Meio Ambiente, solicitando a reposição da barriguda por outra da mesma espécie, dada a importância histórica e cultural da árvore.

A barriguda, símbolo histórico e cultural da localidade de Limeira, tombou no último domingo e tinha mais de cem anos, conforme relato dos moradores.

Que é a Barriguda?

Na caatinga e no cerrado da região do Vale do São Francisco, pode ser encontrada a fascinante Barriguda – árvore pertencente à família dos Baobás, dos Embarés, nativas na Croácia, Turquia e Madagascar.

Ela é uma árvore bastante resistente à seca por depositar em sua “barriga” uma quantidade razoável de água. Assim que caem as chuvas, a barriguda e o umbuzeiro são os primeiros a desabrochar flores – o que acontece com impressionante rapidez.

 Árvores que pareciam mortas, de repente estão floridas, espalhando suas sementes, mas é só mais tarde, com a ajuda da água depositada em seu tronco, que se encherão de folhas.

Além de fins medicinais como o tratamento de contusões e fraturas, os índios que viviam na região utilizavam o tronco de jovens barrigudas para produzir as placas cilíndricas penduradas nas orelhas e lábios inferiores. Hoje esses troncos são utilizados para produção de redes, cabos e objetos industriais e ainda alimentam os animais, evitando a morte de muitos gados da região.

 

Redação: Itapicuru FM


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia