Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Distrito Federal tem primeiro caso de raiva humana em 44 anos

André Borges/Agência Brasília
 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (5) que um paciente do sexo masculino de 15 a 19 anos foi infectado com raiva humana. Ele está em estado grave e segue em observação pela vigilância epidemiológica. O último caso de raiva humana no DF havia sido registrado em 1978, ou seja, há exatos 44 anos.

A infecção ocorreu em maio, depois do jovem ter sido arranhado por um gato. Segundo a pasta, a doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus multiplica-se no local da lesão, migra para o sistema nervoso e, a partir daí, para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva. O vírus circula em ambientes domésticos, como em cães e gatos; silvestres, como em raposas; aéreos, como em morcegos; e em rurais, como em cavalos e vacas.

Por causa desta infecção, o DF antecipou a campanha de vacinação antirrábica em animais domésticos, que estava prevista para começar apenas em agosto. 

Os locais em que as pessoas podem levar seus animais para vacinação antirrábica podem ser acessados aqui. A Secretaria de Saúde também informou a relação dos hospitais em que é possível a própria população receber a vacina e o soro antirrábico pós-exposição.

O animal doméstico deve ser vacinado a partir dos três meses e é necessário que a imunização seja reforçada anualmente. Atualmente, estima-se que a população de cães e gatos em todo o Distrito Federal seja de 345.033, dos quais 308.419 são cães e 36.613, gatos. A expectativa é vacinar pelo menos 80% da população animal.

Redação: Brasil de Fato 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia