Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Salvador registra mais dois casos de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

 Mais dois casos da Monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, foram confirmados em Salvador nesta segunda-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, agora são cinco pessoas com a doença na capital baiana. Os pacientes, ambos do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, e tiveram o início dos sintomas no dia 04 de julho.


O órgão informou ainda que os pacientes não necessitaram de hospitalização, e seguem em isolamento, com boa evolução em domicílio, sendo que tiveram contato próximo, e apresentaram febre de início súbito, dor lombar, erupção cutânea e dor de cabeça.


Conforme disse a pasta, dentre os casos suspeitos residentes em Salvador, 5 (22,7%) casos foram confirmados para Monkeypox (4 por critério laboratorial e 1 por critério clínico-epidemiológico). Todos os casos confirmados são do sexo masculino e mediana de idade de 29 (min-max 29-34) anos.


A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus. 


Os principais sintomas observados nos indivíduos infectados são febre, dor de cabeça, dores nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, lesões na pele, que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que os sintomas duram de 16 a 21 dias.


Por Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia