Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Pai de menina russa que fez desenho contra guerra é condenado a prisão

Foto: Reprodução

 O pai de uma menina russa da 13 anos que fez um desenho contra a ofensiva de seu país na Ucrânia foi condenado nesta terça-feira a dois anos de prisão.


A Justiça informou que o homem, que já estava em prisão domiciliar, está foragido, e que a menina pode ter de ir a um orfanato.


O caso suscitou grande indignação durante semanas na Rússia e se tornou um dos símbolos da repressão impiedosa contra pessoas que se opõem à invasão do país à Ucrânia há mais de um ano pelo Kremlin na Ucrânia.


Nesta terça-feira, o tribunal de Efremov, a 300 km ao sul de Moscou, anunciou que o réu Alexei Moskaliov, colocado em prisão domiciliar desde 1° de março, havia desaparecido.


O veredito foi lido na ausência do réu, porque ele desapareceu e não compareceu à audiência", informou a assessora de comunicação do tribunal, Elena Mikhaïlovskaïa.


Pouco antes, o tribunal considerou Moskaliov, 54, culpado de ter "desacreditado" as forças armadas russas. Ele foi condenado a dois anos de prisão, sentença exigida no dia anterior pela promotoria.


O serviço de imprensa do tribunal acrescentou ainda que ele havia fugido na noite anterior, e seu advogado, Vladimir Bilienko, disse que o viu pela última vez na segunda-feira (27).


Desenho na escola

O caso começou quando a filha de Alexei, Maria Moskaliova, uma estudante de 13 anos do ensino médio, fez um desenho em sala de aula mostrando mísseis indo em direção a uma mulher e uma criança com uma bandeira ucraniana.


Em um contexto de perseguição às vozes críticas à ofensiva na Ucrânia, a diretora da escola imediatamente alertou a polícia.


Enquanto investigavam o pai, as autoridades anunciaram ter encontrado postagens online criticando a operação na Ucrânia, o que o levou a julgamento por "desacreditar os militares russos". Moskaliov foi então colocado em prisão domiciliar, e sua filha, em uma família de acolhimento e privada de qualquer contato com o pai.


Fonte: g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia