Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Lixo viaja mais de 16 mil quilômetros e encalha em praia paradisíaca de SP

Foto: Arquivo Pessoal/Márcio Ribeiro


Por Gabriel Gatto, G1 Santos

Um monitor ambiental, de 36 anos, que atua em Peruíbe, no litoral de São Paulo, encontrou na praia uma embalagem de leite de soja produzida na Malásia, país do sudeste asiático e localizado a mais de 16 mil quilômetros do município paulista. Ao G1, o monitor Márcio Ribeiro, responsável por recolher o lixo internacional, conta que a embalagem foi encontrada em um local preservado do município.

Segundo Ribeiro, o encontro ocorreu durante uma visita à Praia do Arpoador, no Parque Estadual do Itinguçu, considerada um paraíso pelos moradores e turistas. O monitor acompanhava um grupo de turistas que visitava o local, que só pode ser acessado por embarcações, quando encontrou a embalagem encalhada na praia.

Ribeiro aponta que, além da caixinha asiática de leite de soja, o grupo também recolheu embalagens de leite e um saco plástico para armazenamento de sulfito de sódio, ambos produzidos na Alemanha. A suspeita é que os produtos tenham ter sido descartados de forma irregular pela tripulação de navios que passam pela costa brasileira. "É comum aparecer lixo dos países asiáticos, mas da Europa é mais difícil. Faz a gente pensar sobre a responsabilidade de quem produz".


Foto: Arquivo Pessoal/Márcio Ribeiro


"Trabalho com monitoramento ambiental há 15 anos e não é tão raro encontrarmos lixo vindo de outros países, mas mesmo assim a gente fica triste, principalmente por ser uma área de preservação ambiental. É um ambiente muito rico em questão de biodiversidade, e lixos acabam servindo de alimento e levando os animais a óbito", explica Ribeiro.

O monitor, que também atua como colaborador da ONG Ecologia e Movimento (Ecomov), relata que parte do material foi descartado, enquanto os lixos internacionais foram recolhidos pela organização não-governamental para serem encaminhados à análise de ecotoxicidade, a fim de medir o impacto causado pelos materiais no meio-ambiente.


Foto: Arquivo Pessoal/Márcio Ribeiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia