Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Fake News: Barragem de Ponto Novo não corre risco de romper


Redação: Web Interativa
redacao@interativapn.com

Nesta quarta-feira (15) uma Fake News sobre o risco de rompimento da barragem de Ponto Novo assustou moradores de Ponto Novo, Filadélfia, ribeirinhos e até pessoas com parentes nestes municípios.

Um áudio se espalhou pelas redes sociais e principalmente no Whatsapp em que um morador estava falando sobre um suposto estudo no qual apontava que a barragem de Ponto Novo poderia se romper a qualquer momento, o que gerou pânico na população da região norte da Bahia, nossa redação entrou em contato com um funcionário da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) a informação foi negada.


Tudo ocorre no normal no momento no reservatório é a vazão e comportamento está normal conforme relatório abaixo, ainda de acordo com as informações a barragem conta planos de segurança e com equipamentos que são monitorados diariamente para poder diagnosticar possíveis problemas e instrumentos como dreno de fundação e piezometro 


A Fake News surge uma semana após o Governo da Bahia, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, abrir licitação para execução dos serviços de drenagem da barragem de Ponto Novo, conforme publicação no Diário Oficial do Estado o que gerou muitas dúvidas na população.

3 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Está evidente para quem quiser ver que existem vazamentos na barragem depois do aumento da sua capacidade de armazenamento claro se aumentou o volume diminuiu a resistência. Eu mesmo já protocolei uma solicitação de informação no Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru para que o comitê solicite do governo do estado uma posição a esse respeito garantindo a segurança da barragem ou realizando estudos de engenharia para determinar quais medidas devem ser tomadas de modo a evitar um possível desastre.

    Por: Edson Reis Silva

    ResponderExcluir
  3. Onde há fumaça há fogo. De modo que toda atenção deve ser dada a essa suspeita... Vamos exigir urgentemente uma investigação abrangente e exclarecedora a respeito.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia