Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Datas para o saque emergencial do FGTS em 2021: quando começa? contas ativas e inativas

O atual momento da pandemia do Covid-19 está trazendo dificuldades financeiras para milhões de trabalhadores e desempregados. Por isso muitos querem saber quais são as datas para o saque emergencial do FGTS em 2021

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço vai liberar uma parcela de um salário mínimo que poderá fazer toda a diferença no bolso do trabalhador. Por isso, a seguir, confira o que foi divulgado até o momento sobre essa modalidade do benefício. 

DATAS para o SAQUE EMERGENCIAL do FGTS em 2021
Imagem: Divulgação

FGTS Emergencial 2021

De todas as medidas de combate à pandemia, o FGTS Emergencial foi um dos que teve maior destaque em 2020 e por isso está sendo tão aguardado em 2021. Esse pagamento poderá alcançar milhões de pessoas que estão precisando de um rendimento extra. 

No ano passado foram 60 milhões de brasileiros que contaram com essa injeção de R$ 38 bilhões na economia do país. Neste ano o valor seria ainda maior já que o salário mínimo aumentou para R$ 1.100,00. 

O grande problema é que, até o momento, o Governo Federal está falando muito pouco sobre o saque do FGTS Emergencial 2021. Com foco principalmente no Auxílio Emergencial, os ministérios estão optando por falar menos no Fundo de Garantia. 

Vai ter FGTS Emergencial em 2021?

Com a renovação do Auxílio para 40 milhões de brasileiros, a pergunta que está sendo feita por trabalhadores de todo o Brasil é: vai ter pagamento de FGTS Emergencial em 2021? Ao que tudo indica sim. 

De acordo com fontes de dentro do Ministério da Cidadania, existem limites disponíveis para o saque do Fundo de Garantia Emergencial. Os depósitos da modalidade, a princípio, não afetariam o teto de gastos da União. 

O grande problema, ainda assim, é que a discussão sobre o Orçamento 2021 continua acontecendo. Com isso, alguns gastos podem ser cortados e o alvo pode ser, por exemplo, o saque do FGTS Emergencial em 2021

Quando começa FGTS Emergencial 2021

Grande parte das informações que estão surgindo sobre o benefício são de bastidores do Ministério da Cidadania e da Economia. Entre as tantas conversas de corredor, muitas giram em torno de quando começam os pagamentos do FGTS Emergencial em 2021

Tanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto o ministro da Cidadania, João Roma, não falaram mais sobre o assunto recentemente. Mas especialistas indicam que o saque emergencial do FGTS 2021 vai começar em julho ou agosto. 

Esses seriam os meses escolhidos já que coincidem com o fim do Auxílio Emergencial (que vai ser pago até julho). Mas essa ainda não é uma informação oficial e precisa ser confirmada pela pasta de Cidadania. 

Quem vai receber FGTS Emergencial 2021

Finalmente, quem vai ter direito ao saque emergencial do FGTS em 2021? Todos os trabalhadores que possuem saldo em contas ativas (de emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) poderão sacar um salário mínimo. 

O benefício poderá alcançar novamente 60 milhões de brasileiros que possuem o primeiro registro em carteira assinada há pelo menos cinco anos. Por isso fique atento para as próximas informações para saber se você vai receber o saque emergencial do FGTS. 


Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia