Web Interativa - O portal de notícias da Bahia

Lista de espera SISU 2021 1º Processo Seletivo: Veja as principais mudanças e a forma correta de participar

Foi divulgado o resultado do Sisu 2021 para o primeiro processo seletivo do ano. Com isso todos os candidatos já podem saber se passaram neste primeiro momento ou se vão usar a segunda oportunidade com vagas remanescentes. 

Para isso é necessário fazer a inscrição na lista de espera do Sisu 2021. É deste processo que vamos falar a seguir: entenda como ficou o cronograma para inscrever-se e como participar dessa segunda parte da seleção. 

Lista de Espera SISU 2021 1º Processo Seletivo
Imagem: Divulgação

Quando sai a lista de espera do Sisu 2021

Vamos começar pela principal dúvida de muitos candidatos: quando sai a lista de espera do Sisu 2021? O prazo começa já no dia 16 de abril, logo após serem divulgados os resultados da primeira chamada. 

Todos os interessados poderão mostrar interesse na lista de espera do Sisu até o dia 23 de abril (domingo). Por isso é importante ficar atento para entrar no sistema e mostrar que quer participar das próximas etapas de seleção com as oportunidades que ficaram em aberto. 

Ou seja, os interessados em conseguir uma das vagas na lista de espera do Sisu não serão adicionados no processo seletivo automaticamente. É necessário acessar o cadastro e confirmar que quer participar. 

Como funciona Lista de Espera Sisu 2021

Muitas pessoas que ainda não sabem como funciona a lista de espera do Sisu 2021 ficam esperando que sejam adicionadas automaticamente na seleção. Mas aqueles não selecionados na primeira chamada devem demonstrar interesse em continuar participando do sistema. 

Por isso, se você conferiu que não passou nas suas opções e quer, ainda assim, buscar uma das vagas, acesse o site novamente. Ao verificar o resultado é possível apertar o botão de interesse na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é importante confirmar a inscrição na lista de espera do Sisu 2021. Depois de selecionar a opção você vai ver uma mensagem de confirmação. 

Mudanças Lista de Espera Sisu 2021

Ao contrário do que indicaram alguns boatos, não surgiram grandes mudanças na lista de espera do Sisu 2021. A principal “novidade” já não é tão nova assim: neste ano também só é possível escolher uma opção para participar das vagas remanescentes. 

Ou seja, é necessário escolher uma opção dos cursos selecionados para a lista de espera. Os estudantes não podem mais participar da seleção de espera nas duas opções, mas apenas escolher uma das duas graduações. 

Até quando vai a lista de espera Sisu 2021

Se você não sabe até quando vai a lista de espera do Sisu, fique atento: o prazo para mostrar interesse é 23h59 do dia 23 de abril. Esse é o último prazo específico para os candidatos acessarem o sistema para fazer a inscrição. 

Contando apenas as datas em aberto, o calendário do Sisu 2021 agora está assim:

  • Inscrição lista de espera Sisu 2021: entre os dias 16 e 23 de abril; 
  • Matrícula da chamada regular: 19 a 23 de abril; 
  • Convocação lista de espera Sisu 2021: 27 de abril. 

Como participar da Lista de Espera Sisu 2021

Para garantir que você não vai ter problemas, vamos trazer detalhes sobre como participar da lista de espera do Sisu 2021. Todo o processo é simples e é feito rapidamente pela própria página do participante. 

passo a passo para mostrar interesse na lista de espera do Sisu fica assim:

  • No sistema (sisu.mec.gov.br) o candidato deve fazer o login normalmente; 
  • Depois disso é só apertar o botão que corresponde à confirmação de interesse na lista de espera; 
  • Importante: o alunos só pode mostrar interesse na primeira ou da segunda opção de curso;
  • Ao apertar na opção de participar da lista de espera, o sistema vai mostrar uma mensagem de confirmação; 
  • Depois disso é necessário conferir os resultados a partir do dia 27. 

Quando sai o resultado da Lista de Espera Sisu 2021

Finalmente, o resultado da lista de espera do Sisu 2021 vai ser divulgado no dia 27 de abril. A partir desta data, os processos de chamada são de responsabilidade total das universidades em que os candidatos estão inscritos. 

Muitas instituições oferecem chamadas extra para preenchimento de vagas, por isso é importante ficar atento para quando sair a lista de espera do Sisu. A primeira lista de aprovados também será divulgada diretamente pelas instituições de ensino. 

Pronatec

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia